Um dia e uma noite na Pré-história em Alcalar

Por em 18 de Setembro de 2012

Empreender uma viagem no tempo, passando um dia e uma noite na Pré-história, por entre os monumentos megalíticos de Alcalar, é o convite agendado para 29 de setembro pelo Município de Portimão, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

“Um Dia na Pré-História” – 10h00 / 17h00

As propostas para este dia especial destinam-se a permitir uma abordagem de alguns dos aspetos da vida quotidiana da comunidade pré-histórica que habitou aquele local, há cerca de cinco mil anos.

Esta recriação, a cargo da equipa do Museu de Portimão, passa pela participação ativa dos visitantes nas diversas oficinas de olaria, tecelagem, caça, moagem, adornos, deslocação de grandes blocos de pedra, “sons da Pré-história” e nas visitas orientadas aos monumentos.

“Uma Noite na Pré-História” – 21h00 / 24h00

Pela primeira vez em Alcalar, e aproveitando a coincidência de uma noite de lua cheia, os telescópios apontados ao céu irão permitir observar, descobrir e localizar os astros, com a colaboração da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.

Mas a noite irá trazer mais surpresas como os “sons da Pré-história”, produzidos a partir de instrumentos construídos com materiais e produtos naturais, a que se associam as inesperadas sonoridades saídas das vozes do Grupo Coral Adágio, conferindo ao espaço destes monumentos uma atmosfera surpreendente e única.

Ao longo de todo o dia, a entrada no Centro de Interpretação de Alcalar será gratuita, permitindo a todos os interessados participarem nas atividades desta parceria realizada entre o Município de Portimão / Museu de Portimão e a Direção Regional de Cultura do Algarve, com o apoio especial da Escola Manuel Teixeira Gomes e do Grupo Coral Adágio.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.