Vendas Novas lança exposição fotográfica retrospetiva da história do concelho

Por em 10 de Fevereiro de 2012

Está patente, no auditório municipal, até dia 25 de fevereiro, uma exposição fotográfica retrospetiva da história do concelho de Vendas Novas. Esta exposição, de 14 fotografias antigas de Vendas Novas, algumas das quais datando de finais do século XIX, resulta de um trabalho de pesquisa realizado no âmbito do projeto Arquivo da Memória, que teve a sua apresentação pública no passado dia 4 de fevereiro, com a presença de muitos vendasnovenses.

Este projeto, que está agora no seu início, e que pretende valorizar o património cultural não edificado e imaterial de Vendas Novas, foi estruturado em torno da ideia da preservação das memórias do concelho, sendo estas um fator fundamental de reconstrução de identidades e de cidadania. O Arquivo da Memória, integrado nas comemorações dos 50 anos de Vendas Novas como concelho, está organizado em torno de dois vetores fundamentais, o da constituição de um arquivo de imagem e de um arquivo de fontes orais.

Tendo já um espólio de 20.500 imagens e umas dezenas de horas de testemunhos orais recolhidos e filmados, foi feita, na apresentação do projeto, uma breve resenha de todo o material até agora inventariado que tem o contributo de vários homens e mulheres de Vendas Novas, assim como de obras publicadas, como “Vendas Novas – História e Património” da autoria do conceituado investigador e historiador António Borges Coelho.

A exposição fotográfica, certamente uma boa oportunidade para recordar outros tempos, descobrir diferenças e lugares, entre o ontem e o hoje, na passagem de Vendas Novas a concelho, procura ser tão simplesmente uma resenha de todo o trabalho que está a ser desenvolvido pelo município de Vendas Novas.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.