- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
- Um orçamento para as pessoas!
- Amareleja recebe 21ª edição da Feira da Vinha e do Vinho
- OE propostas AD
- António Rosado em concerto
XV Jornadas Internacionais escola de Música da Sé de Évora

A Associação Eborae Mvsica promove, entre 4 e 7 de Outubro as XV Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”. O programa integra uma Conferência por Paulo Estudante e Concertos, no dia 6, pelo “Officium – Grupo Vocal”, direção de Pedro Teixeira e por “Contrapunctus” (Inglaterra), direção de Owen Rees e, no dia 7, o Concerto de Encerramento pelos participantes. Os ateliers são orientados por: Peter Phillips, Armando Possante e Paulo Lourenço, com acompanhamento ao piano por Nicholas McNair. As inscrições ainda estão abertas.
Este ano será estudada e interpretada a “Missa Cantate Domino” a 8 vozes, de Duarte Lobo, numa iniciativa que tem como objetivos divulgar o espólio da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), (Frei Manuel Cardoso, Duarte Lobo, Diogo Dias Melgaz, Estêvão Lopes Morago, etc…); dar a conhecer formas de abordagem diferentes deste reportório; aprofundar técnicas vocais de interpretação; criar um espaço de intercâmbio de saberes, vivências e culturas; criar um espaço de abertura à participação da Comunidade.
Os destinatários são Diretores de Coros, Membros de Coros, Profissionais e Amadores de Canto, Professores de Educação Musical e outros interessados.
O programa das XV Jornadas Internacionais inclui a realização de Concertos, na Sé de Évora, no dia 6, às 18h30, pelo “Officium – Grupo Vocal”, direção de Pedro Teixeira e dia 6, às 21h30, por “Contrapunctus” (Inglaterra), direção de Owen Rees e no dia 7, às 17h00, o Concerto de Encerramento (Coro Polifónico Eborae Mvsica, direção de Pedro Teixeira, e Coro dos Participantes, direção de Peter Phillips, Armando Possante e Paulo Lourenço. No dia 4, às 10h15 realiza-se, no Convento dos Remédios, a Conferência pelo Professor Paulo Estudante “ Vozes e charamelas no seio das igrejas ibéricas dos séculos XVI e XVII”, com entrada livre e, às 14h15, uma Visita guiada pelo Dr. Jorge Raposo ao Museu de Arte Sacra (antigo Colégio dos Moços da Sé de Évora) e obras dos Arquivos da Sé de Évora.
Os contactos e as inscrições podem ser feitas para Associação Musical de Évora – Eborae Mvsica, Convento dos Remédios, Av. S. Sebastião, Apartado 2126, 7001 – 901 Évora, Portugal. E-mail eboraemusica@mail.evora.net, felef: (+351) 266 746 750, fax: (+351) 266 701, www.eborae-musica.org.
A Associação Eborae Mvsica é uma estrutura financiada pela Secretaria de Estado da Cultura (Direcção Regional da Cultura do Alentejo e Direcção Geral das Artes). Tem o Apoio da Câmara Municipal de Évora. Esta iniciativa tem o apoio do Cabido da Sé, Universidade de Évora, Fundação Eugénio de Almeida, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Antena 2, Diário do Sul, Semanário Registo e Rádio Diana.
0 comentários