Carta Gastronómica do Alentejo

Por em 14 de Julho de 2013

Açordas e migas, ensopados e tomatadas, caldeiradas e gaspachos – são receitas bem apreciadas em todo o país e que nasceram numa região tradicionalmente pobre em ingredientes, mas rica em criatividade. O recurso ao pouco que a terra dava era perfumado com ervas como catacuzes, poejo, hortelã, beldroegas ou agrião. O tomate, alho e pão juntavam-se a um pedaço de carne com origem na caça ou na matança do porco e resultavam em receitas regionais únicas. E que são capazes de cativar os apreciadores da boa mesa de tal forma que os fazem andar quilómetros para provar um prato genuíno.

Estas receitas são agora objeto de um levantamento, com enquadramento histórico e cultural de todo o território. A Turismo do Alentejo, ERT acaba de apresentar a Carta Gastronómica do Alentejo, um trabalho desenvolvido no âmbito do projecto “Alentejo Bom Gosto” pela Confraria Gastronómica do Alentejo, e que reúne mais de 1100 receitas representativas.

O trabalho de levantamento e sistematização das receitas, a cargo da Confraria Gastronómica do Alentejo, recorreu ao receituário doméstico, maioritariamente feminino, revela Francisco Sabino. “É um documento em aberto, que permite feedback por parte das pessoas e dos restaurantes”, acrescenta o responsável, que deteta duas principais mudanças nos comportamentos: “a sazonalidade e temporalidade” (por exemplo do tomate, que agora se come durante todo o ano) e “o desaparecimento das cabidelas”, ligado a fenómenos de redução da ruralidade e exigências das normativas alimentares. Dada a origem doméstica e familiar, é natural que, das 1232 receitas levantadas, apenas um número reduzido refira com exatidão as quantidades de ingredientes, temperaturas de cozedura e tempos de confeção.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.