- Ciclo de Inverno
- Movimento associativo – Boas Festas!!
- PS anunciou candidatos do distrito de Évora às autárquicas 2025
- Francisco Figueira recandidato à Distrital
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
- Um orçamento para as pessoas!
- Amareleja recebe 21ª edição da Feira da Vinha e do Vinho
- OE propostas AD
- António Rosado em concerto
- Universidade de Évora formaliza adesão a Rede de Arquivos
Mesa de Arraiolos pré-finalista

A mesa de Arraiolos é uma das 49 pré-finalistas do concurso “7 Maravilhas à Mesa” que distingue o património e a gastronomia de Portugal.
Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos esteve em representação da Câmara Municipal de Arraiolos no sorteio das 49 mesas pré-finalistas para as galas a transmitir na RTP1.
Refira-se que este evento integrou candidaturas de todo o país e tem como objetivo dar a conhecer o melhor da gastronomia nacional.
O Município de Arraiolos foi pré-selecionada de entre as 182 candidaturas submetidas às ‘7 Maravilhas à Mesa’, apresentando:
– Empada de Arraiolos – marca registada desde 2015, apresenta, na sua confeção, uma relação íntima com a Gastronomia Alentejana, onde sobressaem os sabores da salsa e manjerona.
– Fatias de Alho – sopa tradicional que aposta nos sabores dos enchidos e carnes de porco fritas e na conjugação destes com o pão, o alho e outros condimentos. De sabor intenso, rico em tradições.
– Sopa de Cação – O cação é uma receita da gastronomia alentejana. De aroma intenso deixado pelo peixe e pelos coentros, acompanha com pão alentejano.
– Migas – com lombinhos de borrego alentejano IGP com grelos e migas de tomate. Alia o típico borrego com as estabelecidas migas de tomate. A tradição num prato de carne.
– Vinho – Monte da Ravasqueira- Vinha das Romãs 2014. Feito a partir das castas Touriga Franca e Syrah, e com um estágio de 20 meses em barricas novas de carvalho francês.
Património Histórico e Monumental:
– Castelo de Arraiolos, mandado edificar pelo rei D. Dinis, no início do século XIV. Destaca-se por ser um dos raros castelos de planta circular, no mundo.
– Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos. Tem como missão promover o estudo e a divulgação do Tapete de Arraiolos, assim como a sua conservação, proteção e valorização.
Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos considerou “importante a participação do concelho de Arraiolos neste evento, como oportunidade de promoção do nosso património e pela qualidade da nossa gastronomia”.
0 comentários