Movimento associativo  –  Concelho de Arraiolos | “Prescrição Cultural”

Por em 13 de Dezembro de 2023

Realizou-se em Arraiolos no pretérito ano, o 1º Encontro do Movimento Associativismo do Concelho de Arraiolos no qual estiveram presentes quase todas as coletividades, clubes e associações do concelho.

O encontro constituiu um momento relevante para o movimento associativo local onde a Câmara Municipal de Arraiolos endereçou aos presentes o merecido reconhecimento pelo seu trabalho para o desenvolvimento do concelho.

Foi também apresentado o projeto “MovimentAssociativismo” cujo objetivo é promover a intervenção das coletividades junto da comunidade.

Com o objetivo da promoção, valorização e envolvimento com a população foi implementado o Conselho Municipal do Associativismo.

A criação deste novo órgão consultivo no Município visa a institucionalização de um importante meio de participação e reflexão no domínio associativo, que proporcionará, com certeza, um estímulo para a dinamização da cultura e do desporto.

De entre os projetos, programas e ações que integram a cultura ressalta a informação sobre  a proposta da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) de um projeto inovador:  “Prescrição Cultural”.

O Município de Arraiolos da analise feita a nível geral e no contexto “MovimentAssociativismo” aderiu e após toda a recolha de informação, elaborou um plano de atividades culturais, de acordo com a agenda prevista, onde podem vir a ser integrados os utentes de acordo com a prescrição médica.

Ficaram disponíveis atividades na área da música, teatro,  dança, artes plásticas, arte têxtil e desenho, sendo algumas atividades disponibilizadas pelos agentes culturais do concelho e outras pelo próprio município de Arraiolos.

O projeto “MovimentAssociativismo” desenvolvido pelo Município de Arraiolos e a proposta da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) da “Prescrição Cultural” podem ser complementares e, sobretudo, um contributo para o programa mais vasto, que é o Transforma, onde se pretende criar inclusão através da cultura.

Sobre José Pinto

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.