Salário médio nacional

Por em 17 de Maio de 2024
DR

A remuneração bruta total mensal média por trabalhador em Portugal aumentou 6,1% para 1443 euros, nos primeiros três meses do ano, face ao mesmo período do ano passado, apontam os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A inflação absorve, contudo, parte deste ganho. Em termos reais, tendo por referência a variação do Índice de Preços do Consumidor (IPC), usado para calcular o efeito da inflação no poder de compra, a evolução dos salários ficou pelos 3,8% no primeiro trimestre deste ano.

No período de análise considerado pelo INE, a remuneração bruta total mensal média dos trabalhadores passou de 1361 euros, em março de 2023, para os atuais 1443 euros, traduzindo um ganho nominal de 6,1%.

Já as componentes regular e base da remuneração aumentaram 6,1% e 6,3%, respetivamente, situando-se em 1285 euros e 1209 euros. Contudo, estes valores representam uma ligeira desaceleração na evolução dos salários, já que, se comparado em cadeia (com o último trimestre de 2023) o aumento homólogo recuou 0,1 pontos percentuais.

Recorde-se que a componente base da remuneração inclui o vencimento base bruto pago ao trabalhador, enquanto a componente regular inclui não só a remuneração base, como outros componentes pagos (subsídio de refeição, prémios, diuturnidades ou outros pagamentos regulares de caráter mensal feitos ao trabalhador).

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.