- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
- Um orçamento para as pessoas!
- Amareleja recebe 21ª edição da Feira da Vinha e do Vinho
- OE propostas AD
- António Rosado em concerto
Jerónimo de Sousa reuniu com administração do HESE e utentes

Na sequência da reunião com a administração do hospital do Espírito Santo e do encontro com as Comissões de Utentes de Saúde realizadas pelo Secretário-geral do PCP Jerónimo de Sousa referiu que os cortes cegos na saúde realizados pelo Governo PSD/CDS estão a pôr em causa o Serviço Nacional de Saúde, com graves consequências para os utentes com mais carências.
Jerónimo de Sousa referiu que na reunião com a administração do hospital foi abordada a chamada a Lei dos Compromissos em que o governo impõe, inclusive a criminalização por qualquer excesso, por parte das administrações, facto que pode significar demissões em série das direcções hospitalares na medida em que foi aprovada uma Lei sem dar garantias quanto ao orçamento que cada hospital pode ter para concretizar os objectivos no plano de servir os utentes.
No que se refere à região de Évora afirmou que a anunciada eliminação das urgências polivalentes no hospital do Espírito Santo, conjugada com os aumentos das taxas moderadoras, dos transportes de doentes, dos medicamentos e das dificuldades económicas dos doentes, numa região onde as reformas são muitos baixas, vai ter consequências tremendas na vida das pessoas. Por isso, a acusação que fez directamente ao Primeiro Ministro, de ser responsável pela morte antecipada de muitos portugueses por falta de condições de acesso à saúde, infelizmente é cada vez mais uma realidade que encontra explicação nesta conjugação de factores.
O encontro com Comissões de Utentes de Saúde decorreu no Colégio Luís António Verney, na Universidade de Évora, e contou com a participação de mais de 150 pessoas. Foram abordados os vários problemas, muitos deles graves, que resultam da implementação da política de ataque à saúde pelo actual governo.
Jerónimo de Sousa referiu que a luta das Comissões de Utentes e da população em geral é determinante para pôr um travão a esta política contra o direito à saúde que está a ser levada à prática pelo governo PSD/CDS.
0 comentários