Marco António Costa com IPSS´s em Borba

Por em 21 de Dezembro de 2012

O Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, esteve em Borba, no passado dia 14, onde visitou a Aldeia Social, da Santa Casa da Misericórdia de Borba, sita na Quinta da Prata, instituição particular de solidariedade social que desenvolve várias respostas sociais naquele concelho, comparticipadas pela Segurança Social.

Pelo Secretário de Estado foi notado o excelente trabalho desenvolvido pela instituição, que o próprio teve oportunidade de verificar in loco e do qual se destacam as valências desenvolvidas no âmbito das respostas sociais de apoio à terceira idade, o apoio à infância e à comunidade.

A Santa Casa da Misericórdia de Borba concluiu recentemente o projeto de reconstrução/adaptação de um edifício, da sua propriedade, com vista a instalar uma Estrutura Residencial para Idosos com capacidade para 19 utentes, distribuídos por dez quartos, sendo sete duplos, 1 triplo e dois quartos individuais.

A citada Instituição tem agora outro projeto, que pretende iniciar em 2013: a construção de um pavilhão multiusos que incluiu a construção de um auditório, piscina para hidroginástica e ginásio, que permitirá aos utentes da instituição a realização de mais atividades sem necessidade de deslocação, aumentando a qualidade do serviço prestado e o bem-estar dos utentes.

De seguida o Secretário de Estado reuniu com o Presidente da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), Delegação de Borba, Joaquim Manuel Cardoso, o qual lhe transmitiu as suas preocupações ao nível do apoio à pessoa portadora de deficiência, tendo alertado para a particularidade das crianças portadoras de deficiência ao nível do transporte e apoio escolar, nomeadamente as que residem em meio rural, e cujo apoio assume especial relevância.

A reunião com a APD contou também com a presença de Humberto Santos, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, que realçou a total colaboração e disponibilidade do atual Secretário de Estado da Segurança Social e elevou a sua especial sensibilidade para a questão das pessoas com deficiência. Apesar de notar que sobretudo ao nível das acessibilidades muito ainda há a fazer, referiu que o trabalho já concretizado em conjunto com o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social é muito positivo.

A visita foi acompanhada pela Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Évora, Sónia Ramos Ferro e por outros representantes de entidades públicas.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.