GARE promove noite europeia sem acidentes

Por em 14 de Outubro de 2011

Voluntários estarão, dia 15, à porta dos bares para sensibilizar jovens para uma condução segura.

A 15 de Outubro, a GARE – Associação Para A Promoção de Uma Cultura de Segurança Rodoviária, em parceria com a Sociedade Harmonia Eborense, organizam uma acção de promoção de segurança rodoviária para aumentar a consciência dos jovens que beber e conduzir não combinam.
Trata-se da Noite Europeia Sem Acidentes. “Estar com os jovens no seu próprio mundo e falar com eles directamente. Este é o maior objectivo da GARE, e das outras entidades parceiras para a iniciativa”, refere ao Registo fonte da organização.
Os voluntários, todos entre os 17 e os 29 anos, estarão à porta do bar e irão encorajar cada grupo de jovens a escolher o “condutor designado”. A quem quiser participar será oferecida uma pulseira como símbolo do seu compromisso.
“O conceito é realmente muito simples, grátis e na base do voluntariado. A GARE não terá qualquer abordagem repressiva, pretensiosa ou paternal. A GARE apenas quer chamar a atenção para um comportamento responsável ao volante”, acrescenta.
Quando o “condutor designado”, pretender sair do bar, pode voluntariamente fazer um teste de álcool, sendo recompensado com pequenos presentes oferecidos pelos parceiros e patrocinadores. Mas o mais importante é a atitude de responsabilidade cívica demonstrada pela não ingestão de bebidas alcoólicas antes da condução.
A Noite Sem Acidentes foi realizada pela primeira vez na Bélgica em 1995. Desde a primeira acção que demonstrou ser um verdadeiro sucesso. Os jovens deram aos voluntários os parabéns por esta acção e a Responsible Young Drivers (RYD) decidiu organiza-la anualmente.
No sábado, 15 de Outubro, a Noite Europeia Sem Acidentes realiza-se em 21 países, incluindo Portugal, sendo que se trata de uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia desde 2003.

138 mil consultas por telemedicina

O Programa de Telemedicina do Alentejo, iniciado em 1999, que desenvolveu o sistema de teleconsultas por videoconferência em Évora e Beja, soma já cerca de 138 mil teleconsultas realizadas na região do Alentejo. O projecto, pioneiro a nível a nacional, pretende duplicar a produção de teleconsultas.
Segundo o coordenador regional do programa, o médico Luís Gonçalves, “o sucesso da iniciativa levou a ARS do Alentejo a ampliá-la ao distrito de Portalegre em 2008, investindo no melhoramento das plataformas tecnológicas”.
As 26 plataformas de telemedicina presentes no Alentejo permitem que doentes sejam observados e tratados próximo da sua residência.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.