GNR aumenta fiscalização para prevenir furtos de azeitona

Por em 24 de Novembro de 2011

Já estão em marcha as operações especiais de patrulhamento e fiscalização da GNR para a campanha da azeitona. A autoridade reforça o efectivo nos campos e assegura a maior segurança nesta prática de enorme importância para a economia alentejana. Os principais focos de atenção centram-se nos distritos de Beja e Portalegre, mas a problemática é transversal a todo o País.
A Sul, a Operação Azeitona Segura, promovida pelo Destacamento Territorial da GNR de Moura, já se encontra no terreno, desde o passado dia 1 de Novembro. Iniciada no ano de 2005, esta acção da Guarda, tem o objectivo de prevenir furtos, fiscalizar ilícitos contra-ordenacionais e combater a imigração ilegal até ao final do mês de Fevereiro de 2012.
Esta operação é um projecto de policiamento de proximidade, da Guarda Nacional Republicana (Destacamento Territorial de Moura), adaptado à actividade agrícola de olivicultura, com o objectivo inicial de prevenir a criminalidade associada ao furto de azeitona.
A operação possibilitou que o objectivo inicial da eliminação do furto de azeitona fosse atingido na plenitude e permitiu também a criação de uma base de dados agregadora de toda a informação relevante para a actividade e partilhada pelas várias entidades envolvidas.
O projecto foi nomeado nas categorias Serviço ao Cidadão e Cooperação do Prémio Boas Práticas no Sector Público, tendo ganho na categoria Cooperação no ano passado.
A principal e quase exclusiva actividade agrícola da região do Baixo Alentejo, a olivicultura, merece assim nos meses de Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro de uma atenção especial por parte dos militares do Destacamento Territorial de Moura.
A saber, em 2005 foram furtadas mais de 10 toneladas de azeitona, número este reduzido em 100%, no ano de 2007/2008, uma vez que não se registou nenhum furto. O sucesso obtido pela combinação de patrulhamento auto, moto e a cavalo motivou a continuidade deste sistema de policiamento que tem tido a colaboração do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Autoridade para as Condições do Trabalho, do Serviço Distrital de Finanças e da Delegação Distrital de Segurança Social.
Já no distrito de Portalegre, que se caracteriza por ser uma região agrícola por excelência, em que, entre outras, tem grande expressão a olivicultura e seus derivados, principalmente a produção de azeite, desde inícios de Novembro até finais de Janeiro, nas explorações agrícolas executa-se a campanha da apanha da azeitona, sua preparação e transformação em lagares.
Como nas campanhas anteriores se verificaram-se alguns crimes de furto ainda em árvore ou após a colheita e antes da entrega da azeitona nos lagares e pela expressão que este tipo de criminalidade assume também o patrulhamento dos campos vai ser reforçado com a missão “OLIVA 2011”.
Assim, o Comando Territorial de Portalegre da GNR no período compreendido entre 7 de Novembro e 15 de Janeiro de 2012, podendo ser ajustado em função da evolução da campanha, irá também reforçar o policiamento aos campos, com particular incidência para a área de olival onde decorra a campanha da apanha da azeitona.
Paralelamente, serão realizadas acções extraordinárias de fiscalização (Operações STOP) nas vias de acesso aos lagares de azeite, nos locais de recolha e armazenamento, e ainda nos pontos de passagem de fronteira, a fim de controlar e verificar a circulação de azeitona, a documentação inerente ao seu transporte e proveniência, com vista a prevenir e reprimir, se for caso disso, o furto deste produto agrícola.

Sobre Pedro Galego

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.