- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
- Um orçamento para as pessoas!
- Amareleja recebe 21ª edição da Feira da Vinha e do Vinho
- OE propostas AD
- António Rosado em concerto
Jovens debatem candidaturas a programas de apoio

O Encontro de Associações Juvenis e Grupos Informais de Jovens Eborenses, organizado pelo Conselho Municipal da Juventude de Évora e que decorreu no passado sábado, dia 31, no Palácio de D. Manuel, centrou o debate nas candidaturas a programas municipais, nacionais e comunitários, nomeadamente programas de apoio ao emprego e ao empreendedorismo, além de questões relacionadas com o funcionamento do Conselho Municipal de Juventude, inscrição no RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem e funcionamento do Sistema de Normalização Contabilística para as Associações.
Num clima de ampla participação, troca de experiências e convívio, o encontro que reuniu 85 participantes, oriundos de 36 associações e grupos de jovens do concelho. Integrado nas comemorações do Mês da Juventude o evento contou também com a participação da vereadora Cláudia Sousa Pereira, que na mesa foi acompanhada por Luís Correia, da JSD; e Paulo Figueira, Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora.
Na intervenção, a vereadora explicou que o presente encontro vem na sequência daquele que foi realizado em 2011, dedicado aos Conselhos Municipais de Juventude – que se decidiu realizar de dois em dois anos – tendo a mediá-lo um encontro de associações juvenis que visa, nomeadamente, neste cenário de crise, encontrar janelas de oportunidades para desenvolvimento das associações.
“Câmara Municipal cumpre uma função de plataforma que organiza várias iniciativas, mas que também coordena muitas outras, sendo uma forma de organizar aqueles que queiram apanhar um comboio, com um determinado estilo e objetivo, na linha certa, à hora acertada, usufruindo de todas as oportunidades que são criadas e assumindo, ao entrar, as suas responsabilidades enquanto cidadãos”, disse a vereadora aos participantes da a jornada. Entre os diversos oradores estiveram também técnicos camarários, representantes das Direções Regionais do Alentejo do Instituto Português da Juventude e do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Associação Nacional de Direito ao Crédito.
Após a sessão de abertura, a autarca apresentou ainda uma comunicação sobre o Conselho Municipal da Juventude de Évora, mais concretamente acerca dos “Fins; Competências; Direitos e Deveres” deste órgão político e sua importância. Tanto como instrumento promotor da participação dos jovens, bem como ponte com quem tem a função de propor políticas na área da juventude, para poder consultar melhor esta parte da sociedade.
Recordou também alguns dados do encontro de Conselhos da Juventude nacionais realizado no Palácio de D. Manuel, em 2011, e sobre as alterações legislativas verificadas já este ano à lei dos conselhos. Falou ainda de outros aspetos de funcionamento dos Conselhos e da recente criação do Conselho Municipal de Economia e Turismo, onde o Conselho Municipal de Juventude também está representado, na parte da Economia por Luís Correia e na área de Turismo por Gabriel Galvoeira, deixando o repto: “A democracia tem os seus instrumentos para fazer participar os cidadãos, usemo-los”.
0 comentários