Mais Arte na vinha alentejana

Por em 15 de Novembro de 2012

O resultado do desafio lançado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) aos alunos do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora (UE), levou-os a criar espantalhos contemporâneos com vista a integração na paisagem das vinhas alentejanas. Estes trabalhos foram desenvolvidos de forma criativa pelos alunos, em materiais não poluentes, sendo o efeito de afastamento das aves conseguido em muitos casos através de reflexão da luz solar e/ou através do som.

Vinte dos trinta espantalhos/esculturas estão expostos em Évora, na Antiga Fábrica dos Leões (GPS 38º34’40.8’’N 7º54´25.2’’W), até ao próximo dia 14.

Segundo Dora Simões, Presidente da CVRA, a iniciativa “faz uma aproximação entre o Vinho e a Arte, através da promoção de valores ligados à cultura e ao seu ensino, enaltecendo desta forma a riqueza e identidade da região vitivinícola alentejana”.

Numa fase preparatória, cada equipa de alunos conheceu as vinhas e a empresa do produtor para o qual criaram a sua peça, de forma a poder integrá-la na paisagem envolvente, associando-a ao mesmo tempo ao conjunto de símbolos e valores do produtor.

O júri deste concurso é constituído pela Professora Clara Menéres (Escultora e Professora Emérita da Universidade de Évora), Prof. Sebastião Resende (Artista Plástico), Professor Virgolino Jorge (Arquitecto), João Cutileiro (Escultor), Nuno Pires (Editor da Revista Wine) e Dora Simões (Presidente da CVRA).

No passado dia 7 de Novembro decorreu a primeira fase de avaliação dos espantalhos em Évora, devendo a avaliação final ser feita já com as esculturas montadas nas vinhas, até ao final do primeiro trimestre.

CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua actividade é financiada através da venda dos selos de certificação que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.