“Projecto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre”

Por em 27 de Outubro de 2012

O Nutrition Awards 2012 elegeu os melhores projetos pela Inovação no sector Agro-Alimentar Português, assim como pelo mérito científico, na área da Nutrição e do Bem-Estar. O Nutrition Awards 2012 teve como objectivos reconhecer e premiar boas práticas, projectos sociais e investigação em diferentes áreas da nutrição, nomeadamente: saúde pública, nutrição clínica, inovação, qualidade e segurança alimentar e investigação em ciências da nutrição.

Estes projetos foram premiados em 5 categorias: Produto Inovação, Serviço Inovação, Investigação e Desenvolvimento, Iniciativa de Mobilização e Prémio Especial Jornalismo. De destacar que este ano foram apresentadas mais de 80 candidaturas para as cinco categorias a concurso.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 16 de Outubro de 2012, pelas 16:00h, no Auditório 3, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

À semelhança das edições anteriores, os projetos inscritos foram alvo de verificação por parte da Associação Portuguesa de Certificação (APCER) e sujeitos ao escrutínio de um júri que foi presidido pela Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN).

O “Projecto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre”, orientado pelo Instituto Politécnico de Portalegre e promovido pelo Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação (C3i), foi premiado na categoria de Iniciativa de Mobilização pela Nutrition Awards 2012 com a 2ª Menção Honrosa.

Na cerimónia estiveram presentes: Hermelinda Carlos (Investigadora do Projecto e Professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão -IPP); Margarida Malcata (Coordenadora e Investigadora do Projecto e Professora na Escola Superior de Saúde – IPP); Joaquim Mourato (Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre); Fernando Rebola (Investigador do Projecto e Professor na Escola Superior de Educação). Da equipa do Projeto faz também parte Ana Matos (Investigadora do Projeto e Técnica de Nutrição do IPP).

O “Projeto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre” surgiu de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Portalegre ao Instituto Politécnico de Portalegre com a finalidade de ajudar a mudar as atitudes e os comportamentos em relação aos hábitos alimentares das crianças e jovens das escolas do Concelho de Portalegre e, em simultâneo, sensibilizar as suas famílias, de forma a maximizar a sustentabilidade das mudanças propostas.

O Projecto é promovido pelo Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação do IPP (C3I), e financiado por RITECA _II. Esta iniciativa integra também a Câmara Municipal de Portalegre, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e os Agrupamentos de Escolas do Concelho de Portalegre, abrangendo no seu total cerca de 2500 crianças e jovens.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.