Quarto inquérito para o Estudo do Perfil do Visitante/Turista do Alentejo no terreno

Por em 4 de Agosto de 2012

O quarto inquérito para a realização do Estudo do Perfil do Visitante/Turista do Alentejo já está no terreno e decorre até 31 de Agosto, data em que se prevê concluída a maior operação estatística na área do turismo efectuada na região.

Neste âmbito e à semelhança das três aplicações anteriores, as equipas de inquiridores vão estar no terreno para realizar mil entrevistas em 14 localidades, nomeadamente Évora, Monsaraz, Vila Viçosa, Elvas, Beja, Mértola, Serpa, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Tróia, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes e Alqueva.

Realizados de forma aleatória, os inquéritos incidem sobre quatro grandes categorias que permitem aferir o grau de satisfação e o perfil do turista que se desloca ao Alentejo, designadamente as motivações e expectativas dos visitantes, a satisfação com o destino, as características da reserva e da viagem e as características sócio-demográficas.

Após a realização dos últimos inquéritos da operação, ficam concluídos os trabalhos no terreno e recolhidos os dados necessários para a apresentação das conclusões finais sobre o perfil do visitante/turista do Alentejo.

“Esta é a quarta aplicação em dois anos, ao longo dos quais foram realizados, em períodos homólogos, um total de quatro mil inquéritos que nos permitem agora uma representatividade interessante para concluir o perfil do visitante do destino”, explica o Presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.

O mesmo responsável adiantou ainda que, “até ao final do ano, e após a avaliação dos dados, vai ser possível apresentar informação mais abrangente e precisa sobre quem visita o destino, assim como ter uma maior percepção sobre o perfil de alguns turistas, como por exemplo os espanhóis”.

Recorde-se que a realização dos inquéritos para o Perfil do Turista insere-se no Observatório Regional de Turismo do Alentejo que, lançado pela Turismo do Alentejo em Setembro de 2010, tem como propósito a produção e a disponibilização alargada de informação de carácter prospectivo, visando a sustentação das decisões operativas e das estratégias de negócio das empresas.

O projecto é co-financiado pela União Europeia (FEDER – Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional) no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo – INALENTEJO.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.