Seca desagrava em outubro

Por em 7 de Dezembro de 2022
DR

A situação de seca meteorológica desagravou-se em Portugal continental durante o mês de Outubro, com menos área afectada e menor intensidade, segundo o último boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No final de Outubro, 61,9% do território estava em situação de seca, entre as classes fraca (34,3%), moderada (17,9%) e severa (9,7%). Em situação normal estava 29,1% do território, com 9% em chuva fraca. Todo o país estava em situação de seca no final de Setembro.

De acordo com o boletim, que se encontra disponível no site do IPMA, no final do mês passado já não havia seca meteorológica na região Noroeste e em grande parte da região Centro, “após nove a dez meses nessa situação”.

Baixo Alentejo e sotavento algarvio ainda em seca severa

A seca meteorológica mantém-se no interior Norte (distritos de Bragança e Vila Real) e em parte da região Centro (a sul de Coimbra), que se encontram na classe de seca fraca. O Alentejo e o Algarve também continuam em seca meteorológica, mas com diminuição da sua intensidade, estando agora na classe de seca moderada. Na classificação de seca severa mantêm-se ainda uma faixa interior do Baixo Alentejo e o sotavento algarvio.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.