Semana Santa
A Santa Casa da Misericórdia de Évora, em conjunto com a Arquidiocese de Évora, organiza todos os anos a Procissão do Senhor Morto, uma tradição secular, que faz parte do compromisso estatutário e se traduz num evento noturno emocionante, durante o qual predomina o silêncio, a luz das tochas e das velas, que os fiéis transportam. O Senhor segue morto num caixão, sendo acompanhado por mais dois andores – Nossa Senhora e São João de Deus. A procissão em que participam fiéis, irmãos da misericórdia, turistas e moradores da cidade, é presidida pelo Sr. Arcebispo, e acompanhada pelos demais clérigos presentes, por diversas irmandades – cavaleiros das Ordens Soberana de Malta e do Santo Sepulcro de Jerusalém, Capitulares da Sé, autoridades e pelos mesários da Santa Casa, trajados a rigor com as “opas” típicas da irmandade.
O percurso da procissão inicia-se na Igreja do Calvário, e termina na Igreja da Misericórdia. Trata-se da maior cerimónia deste género no Sul do pais e com forte envolvimento popular.
Este ano dando cumprimento à tradição, porém adaptada as condições atuais da pandemia que vivemos, no próximo dia 10 de abril, Sexta Feira Santa, pelas 21 horas, serão transmitidas em direto para a TV Canção Nova e nas redes de difusão digital da arquidiocese de Évora, imagens da procissão, que foram captadas para o espólio do núcleo museológico da Santa Casa da Misericórdia de Évora, onde a partir duma sala interativa será emitido um vídeo com o intuito de envolver virtualmente as pessoas na procissão durante cerca de 30 minutos com comentários e orações do Senhor Arcebispo.
Após a procissão, no interior da igreja, será transmitida em direto a celebração da tumulação do Senhor, presidida pelo Sr. Arcebispo.
0 comentários