Vila Viçosa recupera Ermida

Por em 13 de Fevereiro de 2022

A Câmara de Vila Viçosa iniciou a intervenção para a recuperação da cobertura da Ermida de São João Baptista do Carrascal (século XVI), classificada como Imóvel de Interesse Público.

Esta iniciativa surge na sequência da celebração de um Protocolo de Colaboração entre a Confraria da Santíssima Trindade e o Município de Vila Viçosa.

A referida requalificação tem por objetivo proteger o edifício e o conjunto de pinturas murais e de azulejos que se encontram no seu interior.

O Município de Vila Viçosa, em parceria com as Instituições calipolenses, pretende dar mais um passo em frente na salvaguarda do Património local.

Esta Capela/Ermida terá sido fundada na década de 70 do século XVI por uma irmandade local, dedicada ao mesmo santo e instituída na mesma época. Este pequeno templo de linhas maneiristas apresenta um programa decorativo de grande qualidade, estando o seu interior repleto de pinturas murais. O seu espaço interior, unificado, tem um cruzeiro central fechado com cúpula e as suas paredes são totalmente revestidas por lambril de azulejos e por pinturas a fresco, que se estendem pelas coberturas.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.