Bloco operatório HESE

Por em 16 de Fevereiro de 2023
DR

No âmbito das comemorações do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, assinalado a 15 de fevereiro, a Equipa de Enfermagem Perioperatória do Hospital do Espírito Santo de Évora EPE aderiu à iniciativa proposta pela Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portuguesa (AESOP), com a implementação de dois projetos: Identificação Inequívoca do Doente no Bloco Operatório e Transição de cuidados segura no pós-operatório imediato

Tendo como mote de campanha, “Pequenas mudanças, causam grandes diferenças”, a equipa de enfermagem do Bloco Operatório do HESE EPE pretende com a implementação destes projetos melhorar a área da segurança do doente e contribuir para a melhoria das práticas centradas no doente com ganhos em saúde, no âmbito do Plano Nacional de Segurança do Doente 2021-2026.

O Projeto “Identificação Inequívoca do Doente no Bloco Operatório” tem como objetivo assegurar a identificação dos doentes, consistindo entre outras intervenções na colocação de uma pulseira com identificação do doente que vai dar entrada no Bloco Operatório para um procedimento cirúrgico.

O Projeto “Transição de cuidados segura no pós-operatório imediato”, visa  operacionalização do método ISBAR, que consiste numa forma de transição segura e sistematizada da informação clínica do doente. A comunicação efetiva é essencial ao longo de todo o ciclo de cuidados, com particular destaque para os momentos de transição de cuidados, da transferência de responsabilidade ou de passagem de informação entre todos os profissionais envolvidos na prestação de cuidados de saúde.

O Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório–PND é celebrado em toda a Europa, com o objetivo de promover a visibilidade do contributo do trabalho desenvolvido pelos Enfermeiros Perioperatórios e da literacia do cidadão na área da segurança cirúrgica. Este ano o slogan, proposto pela EORNA, é “APRENDER, LIDERAR, INSPIRAR”. 

A Enfermagem Perioperatória é uma área clínica especializada da Enfermagem, que presta cuidados perioperatórios seguros através do constante investimento na investigação científica, atualização de conhecimentos e cumprimento das recomendações e normas de  boas práticas institucionais, nacionais e internacionais.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.