- Filme “As Estações” no Festival de cinema de Toronto
- Celeiro da Cultura de Borba exibe “Vinho, Cultura e Tradição”
- Évora começou a cobrar taxa turística municipal
- Évora 2027: peritos apontam tarefas ainda pendentes
- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
Grécia, Portugal e Espanha distinguidos nas áreas da Música, Património e Biodiversidade

O Auditório Municipal de Grândola receberá, no dia 7 de Julho, às 18h30, a cerimónia de outorga do Prémio Internacional Terras Sem Sombra 2012. Os troféus serão entregues pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Carlos Moedas, às três individualidades galardoadas nas categorias de Música, Património Cultural e Salvaguarda da Biodiversidade: a soprano grega Dimitra Theodossiou, a conservadora de museus e investigadora portuguesa Maria Helena Mendes Pinto e o biólogo espanhol Miguel Ángel Simón.
A organização do Festival Terras Sem Sombra – Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja – instituiu em 2011 o Prémio Internacional “Terras Sem Sombra”, o mais prestigiado no seu âmbito em Portugal, destinado a homenagear anualmente pessoas ou instituições que se tenham salientado, a nível internacional, nas três categorias que compõem o triângulo de acção do TSS.
Dimitra Theodossiou é uma das vozes mais importantes da cena operática actual, destacando-se como intérprete de Verdi e de outros mestres cimeiros do Belcanto. A sua carreira como soprano tem-na levado a pisar os grandes palcos do mundo, cativando o público pela excelência técnica e pelo virtuosismo expressivo. Apontada pela crítica como “uma Callas dos nossos dias”, granjearam-lhe enorme fama as interpretações de Norma, Lucrécia Bórgia e outros papéis de referência. Grande amiga de Portugal, já actuou por várias vezes no Teatro Nacional de São Carlos.
Miguel Ángel Simón, biólogo da Junta de Andaluzia, tem levado a cabo um trabalho fundamental em prol da conservação da natureza e das espécies ameaçadas – com realce para o lobo e, mais ainda, para o lince ibérico, cuja reprodução em cativeiro, indispensável à sobrevivência de uma das espécies mais ameaçadas a nível europeu, se deve, em larga medida, ao seu esforço, feito em diálogo fecundo com actores locais (gestores, proprietários, associações), sem esquecer o envolvimento da sociedade civil.
Maria Helena Mendes Pinto, conservadora jubilada do Museu Nacional de Arte Antiga, sobressai no panorama da história da arte pelos seus estudos pioneiros no âmbito da arte luso-oriental, com destaque para o indo-português. Grande conhecedora das artes decorativas portuguesas e da história da presença dos Portugueses no Oriente, organizou a secção de Mobiliário do M.N.A.A., comissariou importantes exposições, dentro e fora das nossas fronteiras, e promoveu a criação de museus em Portugal e na Índia. É consultora do Serviço Internacional da Fundação Calouste Gulbenkian.
Segundo o director-geral do Terras sem Sombra, José António Falcão, “estes prémios distinguem a carreira de três grandes figuras da cultura e da ciência europeias, cuja acção teve uma influência muito significativa nas áreas que o Festival tem vindo a promover ao longo dos seus quase dez anos de existência”. E acrescentou: “pretendemos chamar a atenção para a importância da persistência e da qualificação técnica em serviços do maior relevo para a sociedade, no seu todo; o exemplo pode revelar-se, aqui, decisivo.”
Em 2011, o Prémio Internacional Terras sem Sombra distinguiu duas personalidades estrangeiras e uma nacional: a soprano Cheryl Studer (EUA), na Música; a Pontifícia Academia Romana de Arqueologia (Cidade do Vaticano), no Património Cultural; e o oceanólogo Mário Ruivo, na Salvaguarda da Biodiversidade.
Informação de Agenda:
Entrega de prémios internacionais Terras sem Sombra 2012:
Data: 7 de Julho
Hora: 18H30
Local: Auditório Municipal de Grândola | Cine Granadeiro (Grândola)
0 comentários