- Filme “As Estações” no Festival de cinema de Toronto
- Celeiro da Cultura de Borba exibe “Vinho, Cultura e Tradição”
- Évora começou a cobrar taxa turística municipal
- Évora 2027: peritos apontam tarefas ainda pendentes
- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
Preço base do Azeite pode aumentar

O Instituto Nacional de Estatística (INE) perspectiva que o azeite tenha, em 2017 um “aumento dos preços base” de 29,6% e acrescenta que é “expectável um decréscimo de produção em volume” de 9,3%.
Os dados, avançados em meados de Dezembro, nas Contas Económicas da Agricultura, incluem, neste caso, informação de duas campanhas oleícolas (a anterior, de 2016/2017 e a actual, de 2017/2018).
O gabinete estatístico explica, que, nesta categoria de produção vegetal, “na campanha actual, os olivais regados atingiram a maturação da maioria dos frutos, perspectivando-se uma produção elevada (aumento de 15%)”.
“Pelo contrário”, acrescenta no comunicado hoje disponibilizado publicamente, “nos olivais de sequeiro, que abrangem uma área maior, a escassa precipitação de Setembro e Outubro, aliada às elevadas temperaturas, conduziu a uma produtividade inferior”, com queda precoce ou menor desenvolvimento dos frutos , e “afectou negativamente o teor em gordura das azeitonas”, erodindo o seu valor comercial.
Conclui ainda o INE que “a redução de oferta interna, aliada ao aumento de procura internacional (em consequência da redução da oferta dos países produtores e aumento de consumo a nível mundial) geraram um aumento de preços deste produto no ano de 2017”.
0 comentários