- Filme “As Estações” no Festival de cinema de Toronto
- Celeiro da Cultura de Borba exibe “Vinho, Cultura e Tradição”
- Évora começou a cobrar taxa turística municipal
- Évora 2027: peritos apontam tarefas ainda pendentes
- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
Unidade de miniprodução de energia inaugurada nos Leões
A Universidade de Évora vai inaugurar uma unidade de miniprodução de energia no Colégio dos Leões. Trata-se de uma instalação pioneira no que diz respeito à ligação à rede no regime de miniprodução, que consiste em injetar energia elétrica produzida por um sistema solar fotovoltaico. A inauguração tem hoje, pelas 12horas, no edifício das Artes visuais e Design do Colégio dos Leões.
A instalação tem uma potência de 60 kW e conta com painéis fotovoltaicos produzidos em Portugal pela Open Renewables, responsável também pela instalação do sistema. A energia que a unidade produz é contabilizada e vendida à EDP e, ao ser injetada na rede, a energia elétrica é consumida na zona da produção, ou seja a produção de energia elétrica é descentralizada.
Todo o processo teve o apoio e colaboração da Cátedra BES – Energias Renováveis da Universidade de Évora que vai garantir que uma parte substancial da energia consumida no Colégio dos Leões seja de fonte renovável contribuindo não só para redução da dependência energética de Portugal, bem com que sejam reduzidas as emissões de CO2.
0 comentários