Unidade de miniprodução de energia inaugurada nos Leões

Por em 6 de Fevereiro de 2012

A Universidade de Évora vai inaugurar uma unidade de miniprodução de energia no Colégio dos Leões. Trata-se de uma instalação pioneira no que diz respeito à ligação à rede no regime de miniprodução, que consiste em injetar energia elétrica produzida por um sistema solar fotovoltaico. A inauguração tem hoje, pelas 12horas, no edifício das Artes visuais e Design do Colégio dos Leões.

A instalação tem uma potência de 60 kW e conta com painéis fotovoltaicos produzidos em Portugal pela Open Renewables, responsável também pela instalação do sistema. A energia que a unidade produz é contabilizada e vendida à EDP e, ao ser injetada na rede, a energia elétrica é consumida na zona da produção, ou seja a produção de energia elétrica é descentralizada.

Todo o processo teve o apoio e colaboração da Cátedra BES – Energias Renováveis da Universidade de Évora que vai garantir que uma parte substancial da energia consumida no Colégio dos Leões seja de fonte renovável contribuindo não só para redução da dependência energética de Portugal, bem com que sejam reduzidas as emissões de CO2.

Sobre Sofia Ascenso

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.