1200 caminharam em nome da solidariedade

Por em 4 de Outubro de 2012

Foi um verdadeiro mar de gente que, na manhã de sábado 29 de Setembro, encheu as ruas do centro histórico de Évora para a Caminhada Solidária promovida pelo projecto “Tempo para Dar” da Associação Coração Delta e pelo município eborense. Mil e duzentas pessoas de todas as idades e dos mais diversos pontos do Alentejo juntaram-se para ajudar 124 idosos da região a minorar os efeitos do isolamento geográfico em que vivem.

Ultrapassou todas as melhores expectativas a resposta dos eborenses em particular e dos alentejanos de uma forma geral ao convite para caminhar, angariando fundos para a aquisição de telemóveis sénior destinados aos 124 idosos sinalizados pela GNR em situação de isolamento relativamente aos centros urbanos.

A ideia partiu da Associação Coração Delta do Grupo Nabeiro-Delta Cafés – através do projecto “Tempo para Dar”, e a ela se associou a Câmara de Évora, tendo na Fundação PT e na Guarda Nacional Republicana os parceiros institucionais.

Antes do início da caminhada, o palco montado na Praça do Giraldo animou-se com as actuações de três grupos musicais representativos de associações de idosos da cidade de Évora: Grupo de Cavaquinhos “Sons de Évora”, Cantadeiras da Senhora da Saúde e Grupo de Música Tradicional “Amigos da Malagueira”. Ainda em palco, o padrinho da Caminhada, João Baião, foi recebido em euforia pelas centenas de pessoas que ali se concentravam e que na altura faziam exercícios de aquecimento.

Logo a seguir, durante cerca de hora e meia, a imensa mancha de t’shirts brancas e bonés azul-celeste percorreu os quatro quilómetros e meio do trajecto, ao longo das principais ruas e avenidas da Cidade Museu e Património Mundial.

A GNR, que vai ter a seu cargo a distribuição dos telemóveis pelos idosos, recebeu no final da Caminhada os dois primeiros aparelhos, entregues por Rui Nabeiro em representação da Associação Coração Delta e dos 1200 caminhantes e por Graça Rebocho em nome da Fundação PT.

Presente no acto, a coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e Solidariedade entre Gerações, Joaquina Madeira, deixou palavras de apreço para com a iniciativa e de agradecimento a todos quantos a ela se associaram.

Enquanto mentor da Associação Coração Delta, o comendador Rui Nabeiro afirmou que a Caminhada Solidária de sábado em Évora “foi um sucesso” e que “começámos no nosso Alentejo uma série de iniciativas que queremos levar a outras províncias do país, para que esta nossa atitude de solidariedade dê cada vez mais frutos e possa chegar a muitas mais pessoas, principalmente aos idosos”.

A Caminhada Solidária de sábado em Évora foi ainda aproveitada para apresentar uma pequena exposição de ajudas técnicas – cadeiras de rodas, cadeiras para banho, andarilhos e outros equipamentos – que o projecto “Tempo para Dar” vai entregar às quatro instituições parceiras do Alentejo, para que estas as coloquem à disposição dos idosos das respectivas áreas que se encontram no seu domicílio. O Lar e Centro de Dia de Degolados (Campo Maior), Fundação Eugénio de Almeida, de Évora, Cáritas Diocesana de Beja e Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém são as instituições parceiras do “Tempo para Dar” nesta vertente do projecto.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.