- Filme “As Estações” no Festival de cinema de Toronto
- Celeiro da Cultura de Borba exibe “Vinho, Cultura e Tradição”
- Évora começou a cobrar taxa turística municipal
- Évora 2027: peritos apontam tarefas ainda pendentes
- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
1200 caminharam em nome da solidariedade

Foi um verdadeiro mar de gente que, na manhã de sábado 29 de Setembro, encheu as ruas do centro histórico de Évora para a Caminhada Solidária promovida pelo projecto “Tempo para Dar” da Associação Coração Delta e pelo município eborense. Mil e duzentas pessoas de todas as idades e dos mais diversos pontos do Alentejo juntaram-se para ajudar 124 idosos da região a minorar os efeitos do isolamento geográfico em que vivem.
Ultrapassou todas as melhores expectativas a resposta dos eborenses em particular e dos alentejanos de uma forma geral ao convite para caminhar, angariando fundos para a aquisição de telemóveis sénior destinados aos 124 idosos sinalizados pela GNR em situação de isolamento relativamente aos centros urbanos.
A ideia partiu da Associação Coração Delta do Grupo Nabeiro-Delta Cafés – através do projecto “Tempo para Dar”, e a ela se associou a Câmara de Évora, tendo na Fundação PT e na Guarda Nacional Republicana os parceiros institucionais.
Antes do início da caminhada, o palco montado na Praça do Giraldo animou-se com as actuações de três grupos musicais representativos de associações de idosos da cidade de Évora: Grupo de Cavaquinhos “Sons de Évora”, Cantadeiras da Senhora da Saúde e Grupo de Música Tradicional “Amigos da Malagueira”. Ainda em palco, o padrinho da Caminhada, João Baião, foi recebido em euforia pelas centenas de pessoas que ali se concentravam e que na altura faziam exercícios de aquecimento.
Logo a seguir, durante cerca de hora e meia, a imensa mancha de t’shirts brancas e bonés azul-celeste percorreu os quatro quilómetros e meio do trajecto, ao longo das principais ruas e avenidas da Cidade Museu e Património Mundial.
A GNR, que vai ter a seu cargo a distribuição dos telemóveis pelos idosos, recebeu no final da Caminhada os dois primeiros aparelhos, entregues por Rui Nabeiro em representação da Associação Coração Delta e dos 1200 caminhantes e por Graça Rebocho em nome da Fundação PT.
Presente no acto, a coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e Solidariedade entre Gerações, Joaquina Madeira, deixou palavras de apreço para com a iniciativa e de agradecimento a todos quantos a ela se associaram.
Enquanto mentor da Associação Coração Delta, o comendador Rui Nabeiro afirmou que a Caminhada Solidária de sábado em Évora “foi um sucesso” e que “começámos no nosso Alentejo uma série de iniciativas que queremos levar a outras províncias do país, para que esta nossa atitude de solidariedade dê cada vez mais frutos e possa chegar a muitas mais pessoas, principalmente aos idosos”.
A Caminhada Solidária de sábado em Évora foi ainda aproveitada para apresentar uma pequena exposição de ajudas técnicas – cadeiras de rodas, cadeiras para banho, andarilhos e outros equipamentos – que o projecto “Tempo para Dar” vai entregar às quatro instituições parceiras do Alentejo, para que estas as coloquem à disposição dos idosos das respectivas áreas que se encontram no seu domicílio. O Lar e Centro de Dia de Degolados (Campo Maior), Fundação Eugénio de Almeida, de Évora, Cáritas Diocesana de Beja e Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém são as instituições parceiras do “Tempo para Dar” nesta vertente do projecto.
0 comentários