- Filme “As Estações” no Festival de cinema de Toronto
- Celeiro da Cultura de Borba exibe “Vinho, Cultura e Tradição”
- Évora começou a cobrar taxa turística municipal
- Évora 2027: peritos apontam tarefas ainda pendentes
- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
Conferência sobre os 200 Anos dos Estatutos da Biblioteca Pública de Évora

A Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Cláudia Sousa Pereira, participou hoje (dia 29), nos trabalhos de abertura da conferência sobre os “200 Anos dos Estatutos da Biblioteca Pública de Évora”, que durante todo o dia decorre na sala de leitura da BPE.
Esta conferência, inserida no ciclo de “Conferências do Cenáculo”, é organizada pela Biblioteca Pública de Évora (BPE), pelo Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS.UE), pelo Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (que agrupa várias universidades nacionais, entre as quais a de Évora), tendo também a participação da Secretaria de Estado da Cultura e da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas. Conta ainda com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Câmara Municipal de Évora.
O referido ciclo de conferências, realizado anualmente, encontra-se já na sua sétima edição, sendo fruto de uma parceria de trabalho na área da investigação iniciada em 2004 entre a Biblioteca e o CIDEHUS.UE.
José António Calixto, Director da BPE, fez a apresentação do evento, dando as boas vindas aos participantes, enquanto Mafalda Soares da Cunha, Directora do CIDEHUS-EU, sublinhou a importância desta colaboração entre ambas as instituições, bem como do trabalho realizado neste âmbito.
Francisco Vaz, em representação da CEHFCI, foi o orador seguinte, tendo realçado o dinamismo da BPE e a estreita parceria com os centros de investigação e ensino, um trabalho de relevo e que importa continuar e apoiar, agradecendo a todos a participação nesta iniciativa.
José Manuel Cortês, Director-geral do Livro e das Bibliotecas, destacou a importância de Frei Manuel do Cenáculo e a sua contribuição para o paradigma da leitura e deixou algumas reflexões sobre a leitura pública e os desafios que o futuro lhe propõe.
A Vereadora Cláudia Sousa Pereira agradeceu o convite para estar neste ciclo de conferências e o facto destas juntarem o aniversário dos estatutos da biblioteca com a programação dos 25 anos da classificação do Centro Histórico de Évora como património mundial.
Salientando a importância da biblioteca, a Vereadora falou do contributo camarário para a continuação da qualidade desta biblioteca de leitura pública, considerada de excepção e mencionou também alguns exemplos de parcerias no campo do livro e das bibliotecas, como sejam a transformação do equipamento municipal Loja dos Sonhos em biblioteca itinerante e a dinâmica gerada com a criação do catálogo digital da Rede de Bibliotecas de Évora.
“Da nossa parte, CME, encontrará a BPE um parceiro disponível em todo o sentido da palavra, ou seja, disporemos de tudo o que temos para dar e colaborar, defendendo o serviço o mais público possível desta biblioteca aos nossos munícipes”, concluiu a Vereadora, defendendo que a excepcionalidade da BPE continue a acompanhar os tempos.
0 comentários