INALENTEJO reforça apoios às Empresas e ao Emprego

Por em 27 de Julho de 2012

A orientação determinada pelo Governo de Reprogramação do QREN, foi o mecanismo que possibilitou a Reprogramação Estratégica do INALENTEJO, tendo o sucesso desta desejável operação um impacto muito significativo no aumento das dotações para os eixos da competitividade inovação e conhecimento e para a coesão local e urbana, permitindo desde logo um novo enfoque, alocando no sector económico empresarial, reforçando os apoios às empresas e ao emprego, promovendo em particular a empregabilidade dos jovens.

Simultaneamente, a operação de reprogramação, permitiu garantir o cumprimento de todos os compromissos já assumidos anteriormente nomeadamente com as Autarquias Locais e o Sistema Regional de Transferência de Tecnologia.

Para memória futura, deve fazer-se notar que foi possível obter um consenso regional alargado relativamente à Reprogramação do INALENTEJO, mas o facto que merece maior registo foi o de que as prioridades regionais definidas na Reprogramação, foram conjugadas e antecipadas com as novas orientações do QREN.

A aprovação da Reprogramação Estratégica do INALENTEJO mereceu uma concordância muito clara e inequívoca de 84 % das entidades que integram a Comissão de Acompanhamento com direito a voto.

Foi um notável êxito, pelo que os resultados obtidos o espelham, resultando de uma atitude de diálogo permanente de todos os agentes, de âmbito nacional, regional e local, devendo-se muito desse consenso obtido ao trabalho da equipa técnica cujo empenho e competência que têm vindo a demonstrar, tem sido reconhecido por todas as instâncias.

Em termos gerais o Alentejo, conseguiu mesmo com as novas orientações governamentais para o QREN, manter a mesma dotação orçamental do INALENTEJO.

A aprovação da reprogramação do INALENTEJO, traduz-se na assumpção de vários compromissos com a Região, nomeadamente quanto à Bonificação da taxa de comparticipação com efeitos retroativos para 85%, relativa às operações ainda não concluídas promovidas pela Administração Central e Local.

Na implementação das medidas do Programa Impulso Jovem, para a formação para Inovação e Gestão; para medidas de apoio ao PAECPE; dos incentivos às empresas, do JESSICA e de Reabilitação Urbana, isto para além da aceitação de todas as candidaturas propostas para transitar no âmbito da reprogramação técnica, são outros dos compromissos assumidos com a reprogramação do Programa Operacional.

A manutenção dos compromissos assumidos, induziram a necessidade de se procederem a diversos ajustamentos, nomeadamente a uma nova distribuição de FEDER por eixos, orientados por uma linha estratégica de que as dotações ficassem compatibilizadas com as prioridades futuras da Comissão Diretiva do INALENTEJO.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.