- Filme “As Estações” no Festival de cinema de Toronto
- Celeiro da Cultura de Borba exibe “Vinho, Cultura e Tradição”
- Évora começou a cobrar taxa turística municipal
- Évora 2027: peritos apontam tarefas ainda pendentes
- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
Universidade lança novos projectos

Investigadores da Universidade de Évora premiados. Instituição avança com parcerias estratégicas.
Em semana comemorativa do dia da Universidade de Évora (UU), que se celebra anualmente a 1 de Novembro, academia eborense revelou recentemente uma série de prémios, distinções e parcerias estratégicas para projectos num futuro próximo, que a colocam na linha da frente em várias áreas.
Exemplo disso é a recente assinatura de dois contratos de parceria no âmbito do projecto de investigação e desenvolvimento da GALP “Desenvolvimento de Biocombustíveis de 2ª Geração”. A universidade, em parceria com outras empresas, vai conceber e construir protótipos para a colheita e descasque de purgueira, um fruto cujo óleo será usado em biocombustíveis.
De acordo com fonte da UE, os contratos com a GALP contemplam a segunda etapa do referido projecto, destinada a conceber e construir protótipos para a colheita e descasque da purgueira (Jatropha curcas Linn), fruto que não é cultivado na Europa e que a GALP está, presentemente, a plantar em Moçambique.
O projecto é co-financiado pelo Fundo de Apoio à Inovação/Agência para a Energia (FAI/ADENE), e são parceiros a Petrogal, a Universidade de Évora, a empresa Vicort, e o empresário, a título individual, Domingos Reynolds de Souza, os dois últimos com larga experiência na concepção e fabricação de equipamentos agrícolas e florestais.
O tempo de duração do contrato é de três anos e envolve os professores e investigadores do ICAAM, José Oliveira Peça, Anacleto Cipriano Pinheiro e António Bento Dias, do grupo da mecanização agrícola do Departamento de Engenharia Rural da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Évora. Deste protocolo faz também parte o Instituto Politécnico de Portalegre.
Também agora foi anunciado que a equipa liderada pela professora Célia Antunes e pelo professor Rui Brandão, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora, foi distinguida pela empresa farmacêutica MSD na última reunião da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
O trabalho Determinação da Carga Alergénica (Ole e1) Presente no Ar Atmosférico na Região de Évora: Correlação com o conteúdo polínico de Olea, efectuado pelos investigadores José Moreira, Raquel Ferro, Ana Lopes, Sara Morão, Cátia Coelho, Elsa Caeiro, Luísa Lopes, Célia Antunes e Rui Brandão ganhou o primeiro prémio para melhor comunicação oral da SPAIC/MSD 2011.
O trabalho Conteúdo em Pólen de Gramíneas e Alergeno Phl p 5 em Ar Atmosférico na Região de Évora: Caracterização das Épocas Polínicas de 2009 a 2011 realizado pelos mesmos investigadores ganhou o prémio para o melhor poster da SPAIC/MSD 2011.
Pela primeira vez, os prémios foram atribuídos a uma equipa de fora dos três centros de investigação de Lisboa, Porto e Coimbra, o que sublinha a importância desta distinção.
Num campo distinto, a academia eborense também assinou recentemente um protocolo no âmbito do projecto Winnet8, que visa a concepção de políticas regionais, nacionais e ao nível da União Europeia para o desenvolvimento da participação das mulheres no mercado de trabalho.
Este protocolo tem como parceiros a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e outras entidades que, no decorrer deste projecto, colaboraram nas mais diversas actividades, incluindo organismos públicos e agências de desenvolvimento.
0 comentários