- Filme “As Estações” no Festival de cinema de Toronto
- Celeiro da Cultura de Borba exibe “Vinho, Cultura e Tradição”
- Évora começou a cobrar taxa turística municipal
- Évora 2027: peritos apontam tarefas ainda pendentes
- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
Universidades reforçam cooperação

Universidade de Évora e Universidade Metodista de Angola organizaram encontro luso-angolano.A Universidade Metodista de Angola e a Universidade de Évora (Portugal) estão a estreitar e fortalecer os laços de cooperação que conduzam à criação de uma estratégia de desenvolvimento sustentável no eixo agro-industrial.
Reunidos no seu 2º Encontro Luso-Angolano em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento rural, os participantes no evento traçaram planos exequíveis que promovam o desenvolvimento sustentável.
Reitores e docentes de ambas as universidades, assim como outras personalidades de Angola discutiram questões relacionadas com a importância da produção de café na sustentabilidade da agricultura angolana, o desenvolvimento rural, políticas agrícolas, ambiente e sustentabilidade.
A agricultura e desenvolvimento sustentável da economia angolana, a avaliação económica de tarifas de água no uso agrícola, sistema multimunicipal de gestão e reciclagem dos resíduos sólidos são, entre outros temas que foram revistos neste encontro com a duração de três dias.
Na ocasião, o reitor da Universidade de Évora, Professsor Carlos Braumann, considerou a agricultura, desenvolvimento rural, turismo e sustentabilidade como temas importantes para o desenvolvimento de Angola e de Portugal.
“A relação e cooperação estabelecidas pelos dois países, assim como as duas instituições académicas poderá ajudar no progresso e bem-estar dos seus povos”, disse.
Por seu turno, a reitora da Universidade Metodista de Angola, Doutora Teresa da Silva Neto, realçou que o encontro vai aprofundar os laços de cooperação e amizade entre as comunidades académicas e cientificas dos respectivos países.
Ao nível da sua instituição, disse que continuam a dar passos decisivos na melhoria permanente do seu corpo docente, com vista a formação de quadros qualificados para o mercado de trabalho.
Este segundo evento Luso-Angolano decorreu numa das salas de conferências da Universidade Metodista de Angola (UMA). O 1º foi realizado em Évora (Portugal), de 16 a 18 de Outubro de 2008.
A organização da iniciativa foi do Centro de Estudos e Investigação da Universidade Metodista de Angola, da Associação das Instituições de Ensino superior privado Angolanas e do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, tendo a Universidade Metodista de Angola sido a anfitriã, estando também presente o embaixador de Portugal em Angola Dr. Francisco Ribeiro Telles.
Da Comissão Organizadora fizeram parte, entre outros, o Doutor Joaquim Laureano (Presidente do Conselho Científico da UMA), o Dr. Joaquim Caeiro (do CEIC) e a Doutora Maria Leonor da Silva Carvalho (do ICAAM).
Um comentário