- Filme “As Estações” no Festival de cinema de Toronto
- Celeiro da Cultura de Borba exibe “Vinho, Cultura e Tradição”
- Évora começou a cobrar taxa turística municipal
- Évora 2027: peritos apontam tarefas ainda pendentes
- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
Vendas Novas debate energia e ambiente

A primeira Conferência “Energia e Ambiente” inserida no Ciclo de Conferências InovFILDA – Conferências para a Inovação e o Desenvolvimento Tecnológico vai decorrer no próximo dia 23 no auditório municipal de Vendas Novas. A iniciativa tem como objectivo discutir os principais paradigmas e estratégias para melhoria do desempenho energético e ambiental, destacando a temática da Eficiência Energética, das “Smart Cities”, das Renováveis e Ambiente no que diz respeito à utilização da água e da valorização de resíduos, bem como o contributo destas áreas para a atracção de novos negócios para o Alentejo.
A Conferência que se divide em quatro painéis – Eficiência Energética, Cidades de Futuro, Renováveis e Ambiente – conta com a presença da presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, do titular da Cátedra BES Energias Renováveis da Universidade de Évora, entre outros responsáveis. Um dos temas em destaque será o projecto Évora InovCity e Redes Inteligentes de Energia.
Para a Câmara de Vendas Novas, trata-se de dar continuidade a uma estratégia de desenvolvimento “onde ambiente e energia se cruzam como áreas de actuação estratégica fundamental”, e que se tem feito notar em várias acções desde o Plano Municipal de Ambiente (PMA), ao Programa de Preservação Ecológica dos Vales da Landeira e Marateca, passando pelo projecto de Mobilidade Sustentável e já em 2011 a aderência à 2º fase da rede para a Mobilidade Eléctrica (MOBI.E).
Esta acção encerra o ciclo de conferências InovFILDA iniciado em Maio com a organização da 3ª Conferência Internacional do Montado e da Cortiça.
0 comentários