- Filme “As Estações” no Festival de cinema de Toronto
- Celeiro da Cultura de Borba exibe “Vinho, Cultura e Tradição”
- Évora começou a cobrar taxa turística municipal
- Évora 2027: peritos apontam tarefas ainda pendentes
- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
Agricultura: Produção de azeite mantém-se ao nível de 2010

A produção de azeite será este ano ligeiramente superior à campanha do ano passado, uma das melhores de sempre. Ainda assim, as condições meteorológicas adversas, designadamente o prolongamento do tempo quente em Outubro, afectaram a produtividade média pelo que a produção ficará pelos 1300 quilos por hectare (contra os 1200 do ano passado). A azeitona de mesa terá uma quebra de 15%.
De acordo com as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), nos olivais intensivos do Alentejo a floração coincidiu com a ocorrência de fortes precipitações na região, provocando quedas acentuadas de flores e frutos, com impactos no rendimento unitário.
Por outro lado, a prolongada ausência de precipitação e as elevadas temperaturas que se verificaram causaram stress hídrico que, nos olivais de sequeiro, conduziram à queda de algum fruto e favoreceram o desenvolvimento de uma das principais pragas desta cultura, a mosca da azeitona, com consequências quer na quantidade quer na qualidade dos frutos apanhados.
Desta forma, muitas colheitas foram antecipadas para “evitar danos mais sérios”. O que se reflectirá na produção, estimando o INE que se “mantenham os níveis alcançados” em 2010.
0 comentários