- Filme “As Estações” no Festival de cinema de Toronto
- Celeiro da Cultura de Borba exibe “Vinho, Cultura e Tradição”
- Évora começou a cobrar taxa turística municipal
- Évora 2027: peritos apontam tarefas ainda pendentes
- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
DARK SKY RECONHECIDO PELA UE

Por iniciativa parlamentar do Eurodeputado Nuno Melo, foi apresentada uma pergunta com pedido de resposta escrita à Comissão Europeia, sobre o Programa Dark Sky® Alqueva. Neste sentido as questões do Eurodeputado Nuno Melo prenderam-se com o facto de aferir se a Comissão tinha conhecimento do Programa e se havia disponibilidade para apoiar a sua divulgação tendo em conta que o referido Programa está devidamente enquadrado nas directrizes da nova política Europeia para o Turismo.
A resposta dada pelo Comissário António Tajani, responsável pela pasta do Turismo, refere que: “A Comissão tem conhecimento do programa Dark Sky Alqueva e regista com muito agrado o facto de esta iniciativa estar a ser implementada de acordo com os objetivos da política da UE em matéria de Turismo. O impacto positivo deste programa no ambiente e no desenvolvimento do Turismo pode certamente ser considerado como um valioso exemplo de boas práticas. Tal é igualmente confirmado pela certificação «Destino Turístico Starlight» atribuída ao Alqueva.”
No âmbito dos financiamentos o Comissário António Tajani referiu ainda que “De forma a apoiar e promover iniciativas que desenvolvam o Turismo sustentável à escala da UE, a Comissão lança anualmente convites à apresentação de propostas dirigidas a projetos de cooperação transnacionais e transfronteiriços.”
O Programa Dark Sky Alqueva é o programa piloto em Portugal de implementação da Agenda para a Sustentabilidade e Competitividade do Turismo Europeu (COM (2007) 621 final) da Comissão Europeia com efeitos visíveis diretos sobre o ambiente, dado que contribui para a diminuição da poluição luminosa e para o aumento da eficiência energética. A poluição luminosa não afeta somente a capacidade de observar as estrelas, mas também é prejudicial para os seres humanos e para o normal ciclo dos ecossistemas. De destacar uma outra vertente muito importante deste Programa e que está associada a um modelo de desenvolvimento que permite obter no destino o máximo de retorno com o mínimo de investimento.
O Programa Dark Sky® Alqueva é desenvolvido pela Genuineland | Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo em parceria com a Turismo Terras do Grande Lago Alqueva, com a EDIA, SA, com a Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Mais sobre o Programa Dark Sky® Alqueva :
O Dark Sky® Alqueva é um programa estruturante de desenvolvimento sustentável que visa a implementação da Agenda para a Sustentabilidade e Competitividade do Turismo Europeu nos concelhos de Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz. E como tal, procura dar resposta a desafios como a redução da sazonalidade da procura, o impacto do transporte turístico, a melhoria da qualidade do emprego no sector do turismo, a melhoria da qualidade das comunidades face à mudança, minimizar o impacto da utilização de recursos e da produção de resíduos, conservar e acrescentar valor ao património natural e cultural, possibilitar o gozo de férias a todos e utilizar o turismo como ferramenta no desenvolvimento sustentável global. Pretende assim criar um destino onde o motivo de atractividade seja a fruição de um céu estrelado livre de poluição luminosa que permita oferecer ao turista actividades nocturnas.
Associado ao Dark Sky® Alqueva está já em funcionamento a “Rota Dark Sky® Alqueva”, onde o turista poderá optar por realizar actividades nocturnas tais como passeios pedestres, passeios a cavalo, observação de estrelas, birdwatching, wildnightwatching, entre outras actividades. A Rota Dark Sky® Alqueva inclui unidades de alojamento, de restauração e empresas de animação turística que já estão aptos a receberem os chamados “astro-turistas”.
Com o Dark Sky® Alqueva, o primeiro destino do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Fundação Starlight, pretende-se dar à região do Alqueva uma nova vida ao cair da noite, permitindo ao visitante a fruição deste território sob um céu límpido e estrelado, deixando-se levar até onde o seu imaginário permitir. O Dark Sky® Alqueva não somente pela qualidade do céu mas igualmente pela riqueza do seu património é também um paraíso para a astrofotografia.
0 comentários