- Filme “As Estações” no Festival de cinema de Toronto
- Celeiro da Cultura de Borba exibe “Vinho, Cultura e Tradição”
- Évora começou a cobrar taxa turística municipal
- Évora 2027: peritos apontam tarefas ainda pendentes
- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
Projetos de Alqueva em análise
O presidente da Camara Municipal de Aljustrel, Nelson Brito, esta terça-feira, com o presidente da Empresa de Desenvolvimento Integrado de Alequeva – EDIA, João Basto.
Da ordem de trabalhos constou o ajuste de futuras ações conjuntas visando a promoção do concelho de Aljustrel enquanto território privilegiado para a realização de investimentos no sector da agricultura e agroindústria, por via do aumento dos perímetros de rega dos atuais 5 mil hectares, para mais de 20 mil, na sequência da conclusão das obras da rede secundária de Alqueva, disponibilizando-se o município para estudar novas possibilidades, no âmbito da revisão do PDM em curso, visando a instalação de novas empresas ligadas ao agronegócio no concelho de Aljustrel.
Foi ainda acordada a marcação de reuniões de carácter técnico, visando estudar a reparação de estradas e caminhos rurais danificadas por via da intensa movimentação de tráfego de pesados das obras dos blocos de rega no concelho. Estas reuniões permitirão igualmente analisar o destino a dar aos caminhos rurais resultantes destas obras.
O presidente da Câmara aproveitou o encontro para expressar ao presidente da EDIA a sua preocupação com a inscrição do projeto “Bloco de Rega de Rio de Moinhos”, obra que permitirá, só por si, alargar em 4 mil hectares as áreas irrigáveis no concelho de Aljustrel. Foi igualmente transmitida a este responsável a preocupação recolhida junto das associações de regantes relativamente à não definição do modelo de gestão da água, aspeto que é determinante no desenvolvimento da agricultura no concelho.
Recorde-se que o executivo da Câmara de Aljustrel assumiu desde a sua tomada de posse a agricultura e agroindústria como vectores fundamentais de desenvolvimento. Esta aposta é reforçada pela ampliação da rede secundária de Alqueva, que quintuplicará as áreas de regadio disponível no concelho, pelo que o município não se tem poupado a esforços na criação de parcerias com os municípios portugueses e espanhóis, estruturas associativas ligadas ao sector e restantes entidades envolvidas, como é o caso da EDIA, do sentido de viabilizar e potenciar as oportunidades criadas por este grande investimento público no concelho de Aljustrel.
0 comentários