- Filme “As Estações” no Festival de cinema de Toronto
- Celeiro da Cultura de Borba exibe “Vinho, Cultura e Tradição”
- Évora começou a cobrar taxa turística municipal
- Évora 2027: peritos apontam tarefas ainda pendentes
- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
UHF levam Alcáçovas ao rubro

A Semana Cultural voltou a animar a vila de Alcáçovas de 14 a 23 de junho. Promovida pela Junta de Freguesia de Alcáçovas em parceria com o Município de Viana do Alentejo e as associações locais, a 16ª edição do certame apresentou um programa diversificado. Música, desporto, teatro, grupos corais, palestras, marchas populares e atividades para os mais novos foram alguns dos ingredientes que fizeram da vila de Alcáçovas um polo cultural para todas as idades.
Em termos musicais o destaque foi para o fado, o Tributo aos Xutos e Pontapés, as tunas, os grupos corais e a Banda da Sociedade União Alcaçovense. O ponto alto foi, sem dúvida, o espetáculo com os UHF, no passado dia 22, que levaram ao rubro a plateia que encheu por completo o recinto.
A marcha do concelho voltou a desfilar proporcionando um espetáculo cheio de música, cor e alegria, assim como a marcha infantil, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas – Creche e CATL.
Destaque ainda para a apresentação, pela primeira vez, com casa cheia, do Grupo de Teatro Sénior de Alcáçovas, composto essencialmente por elementos seniores, com a peça “Oh Retorta”, uma adaptação do texto de Steve Jonhston.
Às manifestações culturais juntaram-se também as atividades desportivas como tiro ao alvo, o Torneio Hilário Porfírio, caminhada pedestre, mergulho, cicloturismo, jogos tradicionais, pesca, karaté adaptado, Street Basket, ténis de mesa, futsal e gincana infantil.
Pelas ruas da vila desfilaram também automóveis e motas antigas e clássicas, não faltando também uma visita guiada ao património histórico e cultural de Alcáçovas. Na Semana Cultural houve ainda espaço para a leitura, poesia e contos populares.
O certame terminou com um espetáculo da Escola de Ballet da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense. De realçar a presença do público durante os 10 dias de um certame há muito consolidado e que juntou alcaçovenses de todas as idades, e muita gente de fora em diversos momentos de convívio o lazer.
0 comentários