Alentejo de Excelência defende uma marca para a região

Por em 16 de Março de 2012

Na Conferência “Alentejo Atractivo: nas rotas do Investimento Global”, iniciativa da Associação Alentejo de Excelência”, realizada no último Sábado, 10 de Março, em Évora, debateu-se a competição por investimentos no contexto regional.

Segundo os organizadores, é evidente que, hoje em dia, cada região terá de apresentar as suas “credenciais” perante investidores e financiadores cada vez mais rigorosos e escrutinadores.

No fundo, as suas vantagens competitivas, sejam elas os recursos e produtos da região, mercados próprios ou de proximidade, o capital humano, as condições logísticas, as infra-estruturas, o contexto político (fiscal e regulatório) e muitas outras que deverão ser tidas em conta. Como tal, numa altura em que o Alentejo, como região, está na moda e é cada vez atraente pela sua geografia, património e tradições, procurou-se diagnosticar como capacitar esta Região para ser realmente um pólo de atracção e retenção de bons investimentos.

Segundo comunicado emitido após o evento, a Associação Alentejo de Excelência considera fundamental o desenvolvimento de um projecto de marketing territorial, cujo corolário será a existência de uma marca “Alentejo” reconhecida e assumida por todos – que facilite a associação de atributos positivos à região e seja assim um factor indutor nesta questão da atractividade.

Segundo Carlos Sezões, Presidente da Associação Alentejo de Excelência, “esta marca não pode ser apenas um logotipo bonito e apelativo que se lance para uma campanha de 3 meses; um bom projecto de marketing territorial deve partir de uma visão integrada, do envolvimento múltiplos agentes, da cooperação institucional (autarquias, agências de desenvolvimento regional, órgãos de coordenação e outros) e ser sustentável no tempo”.

Segundo o comunicado da Associação, deve ainda estar baseado na valorização do território e na comunicação segmentada; deve focar vários destinatários como investidores, turistas, profissionais, futuros moradores e estudantes; deve, como todas as marcas, incluir uma imagem, uma identidade e remeter para uma oferta e uma experiência apelativas; e, por último, alicerçar-se em objectivos, metas, iniciativas e processos de monitorização de impacto rigorosos.

A Alentejo de Excelência anuncia que irá continuar a promover uma sensibilização para este tema durante os próximos meses.

 

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