Ambiente: Governo autoriza abate de sobreiros no Alentejo

Por em 20 de Novembro de 2011
Após o anterior Governo ter autorizado o abate de mais de 10 mil sobreiros e azinheiras na zona da Serra de Grândola e Baixo Alentejo, de modo a avançar com a construção do IP8, auto-estrada que liga Sines a Beja, agora surgem mais dois lanços do IP8, em Santiago do Cacém, e IP2, em Évora, que implicam a necessidade de abater mais 2.066 sobreiros e azinheiras.
Segundo a associação ambientalista Quercus, para avançar com a execução do lanço do IP 8 de Relvas Verdes-nó de Roncão e do lanço do IP 2 Évora-S. Manços, a subconcessionária das Estradas de Portugal, a Sociedade Portuguesa para a Construção e Exploração Rodoviária, S. A., solicitou o abate de 1.592 sobreiros (1.155 adultos e 437 jovens) e 474 azinheiras (144 adultas e 330 jovens), num total de 2066 árvores, espalhadas por 10 hectares de povoamentos de sobreiro dominante e de pequenos núcleos de valor ecológico elevado, situados ao longo dos respectivos traçados.”A construção destes dois lanços do IP8 e IP2, vai conduzir à destruição de mais 2.066 sobreiros e azinheiras, com impactes cumulativos bastante elevados sobre os montados”.

O despacho conjunto dos Secretários de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e das Florestas e Desenvolvimento Rural, publicado esta semana no Diário da República, declara “a imprescindível utilidade pública daqueles empreendimentos”, considerando os mesmos de relevante interesse público, económico e social do empreendimento.

Em comunicado, a Quercus exige uma rápida revisão em baixa do Plano Rodoviário Nacional 2000, “conforme o prometido no Programa de Governo”, considerando que o documento está “desajustado face às necessidades de ordenamento do território e à realidade socioeconómica do país, evitando as parcerias público-privadas e o abate de espécies florestais protegidas”.

Sobre Luís Godinho

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.